segunda-feira, 11 de março de 2019

Semana da Leitura - Isabel Minhós Martins

 As Sementes de Minhós


Para mim, escrever é como escavar: encontramos sempre alguma coisa, às vezes minhocas, às vezes água, pedras, raízes, túneis...um sapato perdido. Gosto de escrever porque quase sempre encontro coisas inesperadas. Gosto de ler pela mesma razão: alguém escavou, escavou, escavou e encontrou alguma coisa que veio mostrar através das palavras.
Isabel Minhós Martins

E escavámos, escavámos a obra da escritora Isabel Minhós Martins que, para nós foram sementes que fizemos germinar. Durante as nossas germinações Inspirámo-nos... Emocionámo-nos... Divertimo-nos… E também Refletimos! Encontrámos muitas coisas que recriámos através das palavras, das pinturas, das construções, da música, da dança, … da nossa presença…
Sementes de Minhós foi uma lufada de cidadania, de valores de vida, de Obrigado a tanto que há para agradecer. Literatura sem tempo nem idade, a obra de Isabel sensibilizou-nos para vermos e sentirmos o reverso das palavras e envolveu desde os pequeninos do pré-escolar, a crescidotes do 4º ano e 2º ciclo, jovens do 3º ciclo e secundário e também quem tem mais experiência de vida – a turma de Língua e Cultura Portuguesa da Academia Sénior…
A vinda de Isabel Minhós Martins, no dia 12 de março, foi o melhor corolário do projeto Sementes de Minhós e o nosso maior presente da Semana da Leitura.
O Auditório Municipal acolheu a exposição, fruto dos inúmeros trabalhos que as turmas participantes executaram e as duas sessões com a escritora, realizadas para o muito público que se apresentou motivado e atento. Momentos de graça mas também de emoção, foram vividos ao longo desta manhã. A tudo, a escritora Isabel esteve atenta, apreciando e elogiando. Amavelmente, respondeu às diversas questões que os alunos colocaram nas entrevistas e deixou o seu cunho pessoal, carregado de afetividade, na imensidão de livros que autografou.
Virei sempre que me convidarem… Obrigada! Gostei tanto… foi a despedida de Isabel.
Obrigado Isabel pelas sementes que nos deixou e que iremos continuar a plantar!                                                                 

                                                                                                                





Sem comentários:

Enviar um comentário