quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Disponível para requisição na BE

A ODISSEIA DE HOMERO ADAPTADA PARA JOVENS
Frederico Lourenço

"Não é à toa que, depois da Bíblia, a Odisseia é o livro mais influente na história da literatura ocidental. Datada do século VIII a.C., o tema do retorno ao lar, as personagens tão bem constituídas e cada um dos obstáculos superados por Ulisses continuam cativando leitores, sejam eles experientes ou iniciantes.

E foi pensando justamente nesse público jovem, que ainda está experimentando as possibilidades da leitura e delineando o gosto literário, que Frederico Lourenço decidiu trazer o texto poético de Homero para a linguagem mais acessível da prosa, sem, no entanto, desconsiderar as particularidades do texto grego que lhe conferem esse encanto imbatível.

É nesse texto claro e ao mesmo tempo fiel ao original que Frederico Lourenço narra as peripécias que sofre Ulisses ao tentar voltar para casa depois da guerra de Tróia. O que acontece é que, quando Ulisses finalmente retornava aos braços da sua amada Penélope, é levado por um forte vendaval até à excêntrica ilha dos Lotófagos, e a partir de então dez anos se passam até que ele consiga voltar à sua terra natal.

São as muitas aventuras desse longo regresso - o plano contra o gigante Polifemo, os desdobramentos da magia de Circe, o combate com Caribde, o terrível redemoinho, e com Cila, o monstro de seis cabeças, entre outras - e o tão esperado reencontro com sua pátria que compõem esta versão igualmente cativante da epopeia que, ao lado da Ilíada, constitui o berço da nossa literatura."


Sem comentários:

Enviar um comentário