quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Plataforma Sísmica no Agrupamento de Vendas Novas

Um sismo ou terramoto  é um súbita libertação de tensão acumulada por rutura dos materiais na crosta terrestre. A súbita libertação de energia dá lugar a vibrações que se propagam segundo ondas - as ondas sísmicas. Existem instrumentos, como os sismógrafos, que registam, com precisão, os movimentos do solo e, consequentemente, a ocorrência de ondas sísmicas. Para avaliar os sismos sugiram várias escalas, das quais se destacam duas. A escala de Mercalli (intensidade) avalia o efeito desse sismo, em função da quantidade e gravidade dos estragos por ele causados sobre as construções e a paisagem. A escala de Richter (magnitude) avalia a energia libertada no foco, durante um sismo, a partir de cálculos baseados nos sismógrafos.
Com esta plataforma sísmica pretende-se simular um sismo e treinar os comportamentos/procedimentos a ter durante a sua ocorrência. Vejam o vídeo.




Resumindo, durante o sismo:


e só depois, quando parar, se sai da sala de aula, com calma e executando os procedimentos que se treinam durante as simulações que são feitas nas escolas do Agrupamento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário