segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Educação Literária – Contos de Perrault

 

Em dezembro, a BE deu a conhecer às turmas do 3º ano do edifício da Extensão, a obra Contos de Perrault, na tradução de Maria Alberta Menéres. Este é um livro destinado a leitura orientada, estando recomendado pelo PNL, no âmbito da Educação Literária.
Nesta versão não se tentou nem uma adaptação nem uma simplificação, mas sim uma tradução tanto quanto possível literal, de modo que não se perdesse o seu estilo agudo e encanto poético, típico dos Contos de Fadas que povoam a literatura infantil.
Previamente, os alunos aprenderam os conceitos de biografia, bibliografia e histórias de tradição oral, o que os introduziu nas biografias de Maria Alberta Menéres (com muitas curiosidades à mistura…) e de Charles Perrault, contextualizando-os no tempo cronológico e no contributo relevante que tiveram no panorama da literatura infantil.
Por fim… chegou a história O Barba Azul que encantou e assustou (um bocadinho)!
A partir de animação de leitura, e fazendo-se o paralelismo com uma adaptação em cinema, os alunos interpretaram e refletiram sobre os sentidos da história, destacando-se o campo da moralidade, que fez com que eles associassem o enredo às vivências do dia-a-dia e retirassem conclusões, algumas muito sérias.
Este trabalho teve continuidade em sala de aula, em articulação com os professores titulares de turma, no âmbito da aplicação do Referencial Aprender com a BE, com a leitura dos restantes textos que compõem o livro.







Sem comentários:

Enviar um comentário