MENSAGEM PARA SER LIDA
NA ABERTURA DAS INICIATIVAS INSERIDAS NA JORNADA DE MEMÓRIA E ESPERANÇA
22, 23 e 24 DE OUTUBRO
Esta iniciativa insere-se na Jornada de Memória e Esperança, três dias de homenagem aos que nesta pandemia morreram, sofreram e lutaram. Três dias de tributo aos que, apesar da pandemia ou por causa dela, plantam, investigam, colhem, produzem, criam, servem, contemplam, encantam, informam, cuidam, ensinam, partilham.
Nesta pandemia aprendemos que juntos podemos ir mais longe, fazer melhor e até ir mais depressa. Não esquecemos as falhas registadas, as faltas sentidas e as desigualdades agravadas. É possível mudar o olhar e sonhar um mundo outro, mais cuidado, mais justo e solidário.
A memória é também portadora de esperança para hoje, para amanhã, depois e para sempre.
A Comissão Promotora da Jornada Memória e Esperança
21 de outubro de 2021
A atividade.
A cidadania é uma das áreas prioritárias para a ação das bibliotecas escolares pelo que, desde logo, estas aderiram à participação na Jornada Memória & Esperança. Esta jornada decorrerá de 22 a 24 de outubro e foi promovida por um grupo de 100 cidadãos de diferentes áreas (jornalistas, médicos, atores, escritores, deputados, músicos e representantes de várias religiões) e que se vai manifestar numa multiplicidade de ações pretende "recordar os que morreram, os que sofreram, os que trabalharam e lutaram para que superássemos a pandemia com sucesso", visando, ao mesmo tempo, "aprender com as experiências vividas e ganhar balanço para construir um futuro melhor, mais justo e solidário".
O Agrupamento de Escolas de Vendas Novas participa nesta jornada cívica nacional com o tópico A pandemia, os media e nós.
Na biblioteca, a visualização de um vídeo realizado por uma aluna, no âmbito do Concurso Media@ção (A minha experiência com os media em tempos de pandemia-menção honrosa), serve de contextualização para a verbalização de experiências, o debate e reflexão em grupo turma. Posteriormente, para darmos voz às nossas crianças e jovens regista-se em áudio, palavras, frases, sentimentos e emoções que transpareceram no final das sessões dando resposta às seguintes questões:
Como seria o tempo de pandemia sem os media?
O que aprendemos com a pandemia?
O que desejamos depois da pandemia?
Estes pequenos podcasts estarão disponíveis durante a próxima semana para todo o agrupamento ter a oportunidade de comungar o espírito desta Jornada de Memória & Esperança.
Em articulação com a biblioteca escolar, participaram as turmas do 8º A, B, e D em Cidadania e Desenvolvimento e o 12ºD e 12ºA, respetivamente, nas disciplinas de Português e Biologia.
Esta atividade integra o programa do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Preservar a memória para futuras gerações deixando a marca das nossas emoções é marca de esperança para o futuro...
Podcast 1 (12º D)
Podcast 2 (8ºA e B)
Podcast 3 (8º D)
Podcast 4 (12º A)
12º D
Sem comentários:
Enviar um comentário