quinta-feira, 22 de junho de 2023

Educação Literária / Referencial "Aprender com a BE" - Contos de Andersen

No âmbito do projeto "Educação Literária" e na aplicação do Referencial "Aprender com a BE", foram dinamizadas sessões de articulação curricular, nas turmas do 4º ano da EBCM, que tiveram por objetivo a exploração da obra Contos de Andersen.
As sessões visaram os seguintes conteúdos:
- Estudo da biografia do autor;
- Obras literárias significativas na carreira do autor - verificação de características autobiográficos que se detetam em algumas das suas histórias;
- Animação de leitura da história A Princesa e a Ervilha;
- Exploração interpretativa - quiz coletivo.
Os trabalhos tiveram continuidade em sala de aula, de acordo com as propostas dos professores titulares.





Trabalhos sobre O Rouxinol do Imperador e O Soldadinho de Chumbo









 

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Exposição "Animais Inventados"

Exposição dos "Animais Inventados" realizados pelos alunos do 9º, na disciplina de Educação Visual (Prof. Nazaré Conceição) no âmbito do Projeto de Leitura de Agrupamento. Clicar na imagem para ver o vídeo.

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Concurso Nacional "Jovens Repórteres do Ambiente"



Divulgam-se os trabalhos dos alunos da Escola EB1 de Vendas Novas para o programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) /Eco-Escolas. Participaram neste concurso os alunos da turma do 8º ano F de Ciências Naturais. Clique nas imagens para ver os trabalhos.

Videorreportagem 

A horta da escola e a exposição


Reportagem escrita - Eco-trilho


Videorreportagem - Jogos reciclados

Campanha Reciclar


Campanha Reciclar óleo alimentar






quinta-feira, 1 de junho de 2023

Feliz Dia da Criança!

 Ninguém sabe andar na rua como as crianças. Para elas é sempre uma novidade, é uma constante festa transpor umbrais. Sair à rua é para elas muito mais do que sair à rua. Vão com o vento. Não vão a nenhum sítio determinado, não se defendem dos olhares das outras pessoas e nem sequer, em dias escuros, a tempestade se reduz, como para a gente crescida, a um obstáculo que se opõe ao guarda-chuva. Abrem-se à aragem. Não projetam sobre as pedras, sobre as árvores, sobre as outras pessoas que passam, cuidados que não têm. Vão com a mãe à loja, mas apesar disso vão sempre muito mais longe. E nem sequer sabem que são a alegria de quem as vê passar e desaparecer.

Ruy Belo