quinta-feira, 26 de junho de 2025
Diagnóstico da Fluência Leitora: Aprender com a Biblioteca Escolar - Crescer com a Leitura
sexta-feira, 13 de junho de 2025
Concurso "Isto também é comigo"
A vencedora do mês de abril é do nosso Agrupamento. Muitos parabéns, Joana.
O concurso que distingue os melhores textos de opinião, escritos a partir de conteúdos do jornal PÚBLICO. Todos os meses, os alunos do ensino secundário têm oportunidade de fazer ouvir a sua voz, na sequência de conteúdos publicados na edição impressa ou online que lhes tenham despertado a atenção. Clique na imagem para ler o seu trabalho.
Concurso "Jovens Repórteres para o Ambiente"- Trabalhos dos alunos
quinta-feira, 12 de junho de 2025
"Poemas numa caixa"
O projeto "Poemas numa caixa" foi apresentado hoje pela turma E do 6º ano da professora Sónia Caldeira. Os trabalhos encontram-se em exposição na Biblioteca.
quarta-feira, 11 de junho de 2025
terça-feira, 3 de junho de 2025
PSICO FLASH - A Vontade
Teve lugar hoje na Biblioteca, a 12ª e última sessão do Psicoflash, com a participação, como oradora, da aluna Leonor Saiao (12C).
Perante uma razoável plateia de ouvintes, a Leonor teve ocasião de expor a problemática da "Vontade", a qual foi bastante bem escalpelizada.
Para além do fator conceptual inerente ao tópico, a abordagem teve também um cunho pessoal, transmitido de um modo sereno mas bem fundamentado.
quinta-feira, 29 de maio de 2025
Meditação com autores
Recebemos na biblioteca a Professora São Martins que preparou uma meditação a partir do livro Brilha como as estrelas de Anna Wilson e Harry Woodgate. Num ambiente acolhedor e tranquilo, a Professora São Martins conduziu os participantes por um momento de introspeção e relaxamento, utilizando a narrativa como mote para a prática meditativa. O objetivo foi proporcionar um momento de pausa na rotina, promovendo o bem-estar e a atenção plena entre os presentes.
Newton Gostava de Ler
Esta atividade alia a leitura de livros, neste caso o livro de António Gedeão, Poemas Escolhidos com a realização de pequenas atividades experimentais, na biblioteca escolar, envolvendo materiais de baixo custo e replicação simples. O poema escolhido foi "Lagrima de preta" e a atividade experimental foi comprovar a composição química de uma lágrima.
Objetivos:
Alunos do 5º Ano A de Vendas Novas em Peddy Paper entre Bibliotecas
Grupo | Aluno | Pontuação | Tempo |
O mundo da amizade | Mariana R Inês D | 40 | 54 min |
Os da favela | Duarte M Santiago Vasco | 45 | 33 min |
O Sal | ??? | 25 | 53 min |
Caneta Azul | ???? | 40 | 36 min |
As morangas | ??? | 35 | 42 min |
Os gamers | ??? | 30 | 47 min |
Parabéns aos vencedores
A equipa da BE
Dia do Agrupamento - Atividade na Biblioteca da Escola Secundária
Os meninos do JI da Educadora Manuela Moura estiveram na biblioteca a contar a história "Orelhas de Borboleta" à turma do 8º B.
terça-feira, 27 de maio de 2025
PsicoFlashs - 27 e 28 de Maio
Divulgam-se as atividades de PsicoFlashs. Comparece!
segunda-feira, 26 de maio de 2025
Subscrever jornais ou revistas através do programa de oferta de assinaturas digitais para jovens
Grande oportunidade, aproveitem!
Importância da literacia mediática
A literacia mediática é a capacidade de aceder, analisar, avaliar e criar conteúdo mediático. No contexto atual, onde a informação é abundante e nem sempre fidedigna, é fundamental que os jovens a desenvolvam:
• Identificação de desinformação e "fake news
• Pensamento crítico
• Tomada de decisões informadas
• Compreensão do poder dos Media
• Participação cívica ativa
• Segurança online
A leitura de revistas e jornais, aliada à literacia mediática, não é apenas um hábito enriquecedor, mas uma ferramenta essencial para capacitar os jovens a serem cidadãos informados, críticos e participativos numa sociedade cada vez mais complexa e digital.
Razões para ler revistas e jornais
• Ampliação do conhecimento e atualização
• Formação de opinião
• Desenvolvimento do vocabulário e da escrita
• Estímulo à curiosidade e imaginação
• Consciência cívica e sentido de pertença
• Preparação para o futuro
etc...
Educação Literária - O Tepluquê e outras histórias
Este é um livro onde os jogos linguísticos e as derivações da imaginação serviram de motivo para o autor escrever contos fantásticos para saborear e sorrir.
Nas duas histórias trabalhadas na BE - O Tepluquê e A Revolução das Letras - os alunos puderam brincar com as palavras, trocar sílabas e letras e perceber o sentido do texto. As sessões foram concluídas com um atelier de escrita criativa e com a realização das atividades propostas no manual de português.
terça-feira, 20 de maio de 2025
Concurso Nacional Melhores Reportagens 2025
"Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um Programa internacional da Foundation for Environmental Education, implementado em Portugal pela ABAAE, que pretende contribuir para o exercício de uma cidadania mais ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental e desenvolvendo as competências de investigação e comunicação".
jra.abaae
O Agrupamento vai participar novamente neste concurso com alunos do 8º ano. Se realizaste trabalhos, neste escalão, fala com a Professora de Ciências Naturais do 8º A e a Coordenadora do Eco-Escolas para se selecionarem os 2 trabalhos por modalidade, para enviar a concurso. Se estás a participar noutro escalão, dirige-te à Biblioteca Escolar da Secundária para receberes apoio na submissão de trabalhos.
Clica na imagem para mais informações/regulamento.
quinta-feira, 15 de maio de 2025
Dia Internacional da Família
A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.
quinta-feira, 8 de maio de 2025
Educação Literária - Hans Christian Andersen / A Princesa e a Ervilha
Estão a decorrer as sessões de Educação Literária para o 4º ano, relacionadas com as obras de Hans Christian Andersen, inseridas no âmbito do Referencial Aprender com a BE.
As atividades contemplam:
- Dados biográficos mais significativos do escritor e estabelecimento de paralelismos com alguma da sua bibliografia;
- Dia Internacional do Livro Infantil e relação com o nascimento de Andersen - elaboração de marcadores de livros a partir do cartaz português de 2025;
- Prémio Hans Christian Andersen;
- Leitura e exploração da história A Princesa e a Ervilha - Quiz interpretativo.
terça-feira, 6 de maio de 2025
Dia da Psicologia - 6 de maio
O Cartaz
No passado dia 6 durante a manhã, decorreu na Biblioteca o Dia da Psicologia.
O evento, que pretendeu recordar os 169 anos do nascimento de Sigmund Freud, o pai da Psicanálise, foi organizado por 5 alunos do 12C, a saber, Catarina Fernandes, Leonor Rodrigues, Joana Coelho, Leonor Saião, Margarida Barbas, e João Caçoilas (12B) supervisionados pelo respetivo docente, Carlos Gomes.
A jornada foi extremamente interessante e produtiva, não só pela figura importante do autor lembrado no campo da Psiquiatria e Psicanálise, mas essencialmente pela abordagem feita pela equipa organizadora, a qual revelou organização metódica, excelente domínio dos temas envolventes, e uma boa capacidade comunicativa.
Psicoflash 9 - "Sentimentos"
Teve lugar no passado dia 2 à sessão número 9 do Psicoflash. O tópico foi "Sentimentos" e a sua dinamização ficou a cargo da Rita Ramos (12D) que refletiu com muito a propósito, sobre a problemática emocional e seus reflexos no quotidiano das pessoas.
segunda-feira, 5 de maio de 2025
Dia da Língua Portuguesa
Os alunos de Erasmus a partir da Lituánia fizeram a leitura de um poema de Camões em 6 línguas e partilharam connosco.
quarta-feira, 30 de abril de 2025
23 de abril - Dia Mundial do Livro
Como forma de celebrar o Dia Mundial do Livro, o seu significado e relevância, a BE dinamizou sessões para as turmas de 2º e 4º anos do Centro Educativo.
Os alunos visionaram a curta metragem Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore, um tributo à leitura, ao valor dos livros, às histórias e à imaginação.
Em conjunto, refletiram sobre a mensagem do filme e dissertaram sobre as suas experiências pessoais, concluindo que a vida sem livros e leitura não tem graça nem cor e que, sem leitores, um livro não tem vida nem serventia. Os livros são eternos e os seus autores nunca esquecidos.
Tudo fica mais colorido e bonito com as palavras!
domingo, 27 de abril de 2025
Sessão sobre CAMÕES - "Camões, o Homem"
sexta-feira, 4 de abril de 2025
Psicoflash 8 - "Vontade"
Decorreu hoje, dia 4, a oitava sessão do Psicoflash dedicada,desta vez, ao tópico 'Vontade'.
A sessão foi apresentada pelo Joao Caçoilas (12B), cuja figura dispensa quaisquer apresentaçoes.
O Joao teve a oportunidade de reflectir sobre o significado e funçao da "Vontade", tendo exposto aquilo que ela significa, no seu caso pessoal, bem como o lado motivacional que a mesma lhe despertou e que o fez interessar-se pela variante artisitca da comédia e do humor.
Uma vez mais, os presentes não deram por mal empregue o tempo dispensado.
quarta-feira, 2 de abril de 2025
Leituras Recicladas
Na EB de Campos da Misericórdia, os livros dão o mote ao projeto "Leituras Recicladas". Após a reciclagem de frigoríficos usados e que foram adaptados / transformados em "armários", os livros doados pelas famílias e outras entidades foram rechear de histórias e conhecimento este novo "mobiliário".
O projeto permite o contacto com o livro, aquisição e desenvolvimento de hábitos de leitura autónoma, requisições domiciliárias e responsabilização dos alunos. A dinamização deste projeto está a cargo dos zelosos "Alunos Bibliotecários", eleitos em Assembleia de Turma e que, semanalmente, poem todos os alunos da escola A Ler em Todo o Lado!
terça-feira, 1 de abril de 2025
Psicoflash 6, 7 e 8
Decorreram na passada semana, mais duas sessões (a 6.ª e 7.ª) do Psicoflash.
Tendo como pano de fundo o tópico “Memória”, as comunicações foram apresentadas pelas alunas Sofia Almeida (12D,) e Joana Coelho (12C). Nelas assistiram cerca de 25 alunos.
Ambas as alunas protagonizaram excelentes momentos de reflexão sobre a importância e função da memória nas nossas vidas, bem como exemplificaram a sua relação com a dinâmica pessoal do interesse, bem como a sua articulação com a vontade e a motivação.
A sessão número 8 estará a cargo do aluno João Caçoilas (12B) subordinada ao tópico “Vontade”, e será apresentada no dia 4, pelas 12:50, na Biblioteca.
Dia Mundial da Poesia - Programa na Rádio Granada
Dia Mundial da Poesia celebrado no programa Falar disto e daquilo, na Rádio Granada. Aceder para ouvir
https://drive.google.com/file/d/125be3PlASXyZ3O4mWMS-2--xrAQKnqOS/view?usp=sharing:
Olá a todos, já cá estamos outra vez!
Nós somos as crianças do centro educativo do grupo A.
Hoje vamos falar do nosso projeto - “À Descoberta da Poesia”. No dia 21 de março foi o Dia da Poesia. Como ainda somos crianças estamos a descobrir e a aprender coisas novas, como o que é a poesia.
Fomos à Biblioteca Escolar
buscar livros de poesia para ler em casa com a família, fizemos entrevistas no
centro e educativo para descobrir o que é a poesia; entrevistamos professoras e
crianças e oferecemos uma poesia que se chama Liberdade.
A professora da
biblioteca veio explicar o que é a poesia.
É preciso pensar um pouco. Cá para nós a
poesia precisa de ser libertada. É como um passarinho que vive dentro de uma
gaiola.
A poesia é muito
bonita mas pouca gente entende e sabe o que é. O que descobrimos sobre a poesia
é que a poesia não são só palavras. As palavras escritas são poema e a poesia:
Pode ser uma música,
Pode ser uma pintura,
A poesia é magia.
Faz-nos acreditar e
perceber as coisas do coração
E faz-nos perceber as
coisas mais difíceis que se passam à nossa volta.
A poesia é música com
as letras que rimam no final das palavras
A poesia é dizer
palavras bonitas que significam outra coisa.
Luiz Vaz de Camões
também era um poeta. Foi o poeta que escreveu o livro mais importante de Portugal
“Os Lusíadas”. É preciso estar com muita atenção quando se leem os Lusíadas porque
as palavras que o poeta diz querem, quase sempre, dizer outra coisa.
Nós, as crianças do
grupo A, descobrimos que a poesia é muito importante e que é preciso que mais
pessoas deixem a Fada da Sabedoria
libertar a imaginação para ouvir a voz do coração.
Também fizemos um
trabalho sobre a poesia. Construímos uma gaiola com um poema lá dentro para ser
libertado e para ser lido pela família.
Vamos dizer o poema Liberdade e esperamos que gostem
“Era uma vez
Um passarinho amarelo
Que vivia numa gaiola
E era tão triste,
Tão triste
Como só um passarinho
preso pode ser.
A dona do passarinho
amarelo
Todos os dias a menina
lhe dava de comer
alface, alpista,
Mas nem por isso o
passarinho amarelo
Ficava mais contente.
Um dia a menina do
bibe amarelo
abriu a porta da
gaiola
E o passarinho voou,
voou
Mas a menina não ficou
triste
Porque o passarinho
amarelo
Estava contente.”
E, já agora, um
conselho: Libertem a Poesia porque uma poesia por dia nem sabe o bem que lhe
fazia!
Adeus e até um dia destes. E não se esqueçam de ser felizes!!!