quinta-feira, 14 de junho de 2018

O Francisco “prendeu-nos” a todos!


No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, o nosso Leitor Francisco do 1ºB da EBVN2 e respetivos pais, voltaram para nos deliciar com mais uma apresentação de um dos seus muitos livros preferidos e, assim, continuarem a motivar mais e mais para a Leitura.
Com a Biblioteca Escolar cheia, o Francisco e a mãe apresentaram-nos uma animação da obra “Presos” de Oliver Jeffers, livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.
Nesta história, tudo começou quando o papagaio do Óscar ficou preso numa árvore. Mas o verdadeiro problema surgiu quando ele atirou um sapato para soltar o papagaio e este também ficou preso na árvore. Seguiram-se uma escada, um balde de tinta, um orangotango e uma baleia, que se encontrava no sítio errado à hora errada… E tudo foi ficando preso…
Também nós ficámos presos à interpretação, ao encanto e ao entusiamo que o Francisco nos transmitiu. Mais um belíssimo momento de promoção da Leitura que desenvolveu a curiosidade, o espírito crítico e a noção do absurdo. 
Obrigada ao Francisco e aos seus pais. E, já temos saudades do próximo…

PB Dulce Garcia





Educação Literária na Biblioteca Escolar


Ao longo do ano letivo, e no âmbito da aplicação do Referencial “Aprender com a BE”, foram dinamizadas diversas sessões de Educação Literária para o 1º ciclo, trabalhando-se algumas das obras referenciadas nas Metas Curriculares de Português, numa perspetiva de articulação curricular entre a Biblioteca Escolar e a sala de aula.
Obras como “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago, “A Girafa que comia estrelas” de José Eduardo Agualusa, “O Gato e o Escuro” de Mia Couto e “Contos de Andersen – A Princesa e a Ervilha e O Rouxinol” de Hans Christian Andersen, povoaram as aprendizagens dos alunos, motivando para a leitura e a escrita, fomentando a imaginação e permitindo conhecimentos paratextuais que comprovam o potencial da Literatura como veículo para o conhecimento.
Apesar destas sessões terem sido direcionadas para o 1º ciclo, suscitaram a curiosidade de alunos mais crescidos. O estudo da biografia de Andersen e a animação da história “A Princesa e a Ervilha” foram partilhados com a turma do 10ºF (Curso Psicossocial) com o objetivo de percecionarem estratégias de animação de leitura aplicadas a crianças.
E, parafraseando Luísa Dacosta, “… com o livro a varinha de condão não está na mão das fadas, está em teu poder. É do teu olhar, de cada vez que te dispões a ler, que nascem aqueles mundos, caleidoscópicos, de maravilha – e só desaparecem quando fechas o livro.
Mas a um gesto do teu querer, voltarão a surgir sempre, sempre, sempre…”

PB Dulce Garcia

Z