Uma contribuição do professor Jorge Santos:
O propósito deste dia é encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade.
Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia é, também, prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, falecidos em 1616, exatamente em abril.
Capital Mundial do Livro
A UNESCO designou Estrasburgo a Capital Mundial do Livro em 2024, destacando o facto de aquela cidade francesa usar o livro «como meio para enfrentar os desafios da coesão social e das alterações climáticas».
As cidades designadas como Capital Mundial do Livro da UNESCO comprometem-se a promover o livro e a leitura para todas as idades e grupos, dentro e fora das fronteiras nacionais, e a organizar um programa de atividades para o ano.
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-do-livro-e-dos-direitos-de-autor
Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.
O livro é uma extensão da memória e da imaginação.
Jorge Luís Borges
Não tenho certeza de que existo, na verdade. Eu sou todos os escritores que tenho lido, todas as pessoas que conheci, todas as mulheres que amei; todas as cidades que visitei. Jorge Luís Borges
Fonte: https://www.pensador.com/frases_celebres_jorge_luis_borges/
Sem comentários:
Enviar um comentário