Esta atividade decorreu no âmbito do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, do grupo de TIC, do Projeto de Literacia dos Média e da Educação para a Cidadania, envolvendo os alunos dos 8º e 9º anos. Assistiram a uma apresentação sobre "Fake News", nomeadamente, sobre a intenção com que estas são produzidas e sobre orientações, em forma de dicas, no sentido de perceber quais as notícias falsas, contribuindo, desta forma, para a formação de um espírito crítico no consumo e utilização dos Media.
No final da sessão, os alunos tiveram a oportunidade de votar, sobre notícias apresentadas, tentando perceber se eram ou não notícias falsas. Utilizou-se o aplicativo Mentimeter que permite um feedback em tempo real.
Em sala de aula vão desenvolver trabalho diversificado, descobrir notícias falsas, construir notícias /notícias falsas e utilizar um conjunto de ferramentas…
Deixamos aqui algumas das dicas que podemos usar para tentar verificar a veracidade de notícias difundidas, essencialmente, através da Internet a que se dá o nome de “Fake News”.
Avaliar o contexto da publicação, ver onde está publicada, se merece a nossa confiança, prestar atenção ao endereço da página, ao "layout" do site, à formatação das matérias e ao número de erros ortográficos. Usar ferramentas online para verificar as notícias.
Verificar a fonte da informação, se é de confiança, se aparece o autor, se já fez outras publicações, o que diz a pesquisa do Google, por exemplo?, se está publicado noutros meios de comunicação social, …
Atenção ao Clickbait, que se suporta num título sensacionalista sobre o qual se clica e depois a informação tem pouco ou nenhuma relação com a expetativa gerada.
Atenção ao Clickbait, que se suporta num título sensacionalista sobre o qual se clica e depois a informação tem pouco ou nenhuma relação com a expetativa gerada.
Ler a notícia completa, não ficar pelos títulos.
Ver a data da publicação, cuidado com o repost (a publicação de uma notícia antiga, no contexto atual).
Confirmar se é “uma piada”.
Ver se desperta sensações e emoções violentas.
Conferir a informação importante, pensar como um jornalista e tentar responder às questões da peça informativa - O quê, Quem?, Quando? Onde? Porquê, Como? e se algo não estiver bem explicado verificar a informação numa outra fonte.
(No separador: Literacia dos media)
Sem comentários:
Enviar um comentário